Você sabe o que é Teoria da Singularidade tecnológica na Inteligência Artificial?
24/04/2020 Geral

Você sabe o que é Teoria da Singularidade tecnológica na Inteligência Artificial?

A velocidade do avanço tecnológico atingida pela nossa sociedade é crescente e surpreendente. De acordo com Gordon Moore, um dos criadores da Intel, a velocidade dos processadores produzidos dobra a cada 18 meses, ou seja, em uma progressão geométrica supõe-se que o crescimento tecnológico do século XXI será correspondente a 20 mil anos de desenvolvimento, dado a progressão exponencial que está sendo observada.

Essa rapidez a qual já estamos começando a familiarizar nos leva a uma pergunta que há muito tempo é feita e que costumeiramente vemos em filmes e séries de ficção científica: a inteligência artificial ultrapassará a humanidade? A tecnologia avançará de tal forma que irá controlar toda a nossa sociedade? As respostas dessas perguntas passam pelo conceito de singularidade tecnológica.

Definindo a Singularidade Tecnológica

Singularidade é uma palavra amplamente utilizada nos mais diversos ramos da ciência e define um acontecimento, característica ou qualidade que foge do padrão comumente observado. Um dos exemplos mais usuais é o estudo dos buracos negros, onde, em seu interior as leis da física não funcionam da mesma maneira, ainda sem compreendermos exatamente como.

Mas então o que seria a singularidade tecnológica?

Com o explosivo crescimento de capacidade computacional coisas como a Inteligência Artificial, Machine Learning, Computação Cognitiva e Big Data nos foram apresentadas e estão sendo aplicadas ao nosso dia a dia, facilitando o trabalho e gerando eficiência, e com a retro alimentação de aprendizado com as máquinas, existe a teoria de que em algum ponto futuro a tecnologia irá superar a capacidade de raciocínio e a inteligência humana.

Especialistas pontuam o momento de tal acontecimento entre 2025 e 2070, no entanto a coisa não são tão simples assim. Ao mesmo tempo que a evolução apresentada torna verdade que a singularidade tecnológica – que recebe este nome por não compreendermos exatamente o que pode acontecer – aconteça, existem infinitos fatores que podem afetar o desenvolvimento da tecnologia, como barreiras tecnológicas intransponíveis, instabilidades políticas, econômicas e guerras, tornam a chance da Singularidade não acontecer tão real quanto.

Efeitos da Singularidade na humanidade

O receio de muitas pessoas com o avanço tecnológico, principalmente da Inteligência Artificial, vem de uma falsa sensação de que os robôs roubaram seus empregos e os tornarão obsoletos. Essa falácia é fruto de um sensacionalismo criado pelos filmes de ficção científica, a inteligência artificial funciona a partir de dados que são fornecidos pelos seres humanos e nunca é possível dar todas as informações possível. Sim, muitas atividades serão desempenhadas por programas e máquinas, como compilar um relatório, criar estatísticas a partir de dados soltos ou até mesmo organizar arquivos, essas são as chamadas atividades repetitivas.

E as pessoas que trabalham fazendo isso?

As pessoas que trabalham com isso,  irão se capacitar em um serviço mais complexo. Há espaço para coexistência entre tecnologia e o ser humano, profissões desaparecem e são criadas, hoje em dia ninguém mais poderia imaginar alguém trabalhando como telefonista juntando cabos para duas pessoas falarem ao telefone.

A singularidade tecnológica acontecendo ou não, nos trouxe elementos que já estão inseridos em nossos cotidianos e que nos trazem mais bem-estar do que problemas. Telefones sem fio, soluções de armazenamento na nuvem e a possibilidade de utilizar a internet em qualquer lugar são somente alguns exemplos disso. Não há por que lutar contra a tecnologia, temos que abraçá-la e utilizá-la da maneira que melhor nos sirva.

Aumente a efetividade e a segurança de dados da sua empresa, contate já a Armazém Data Center para as melhores soluções de Data Center do Brasil ou seja um de nossos parceiros.

Redes sociais