Blog

Mantenha-se atualizado
Você sabe a diferença entre hospedagem cloud e VPS?
22/01/2020 Tecnologia

Você sabe a diferença entre hospedagem cloud e VPS?

A internet é uma ferramenta fundamental para muitas empresas e negócios atualmente, que dependem dela para realizar vendas, contatos e publicidade, por isso, ter um site estável, bem construído e que comporte o número de acessos demandado é fundamental. Uma queda nos servidores, por exemplo, é algo que precisa ser evitado ao máximo, pois manter o site fora do ar significa perder oportunidades. Por isso, muitos ficam em dúvida, ao iniciar seus negócios on-line, entre a hospedagem cloud e a hospedagem VPS. 

Você sabe qual a melhor opção de soluções de armazenamento para o seu negócio? Vamos falar um pouco sobre essas duas modalidades aqui.

Hospedagem cloud: uma opção que apresenta muitas vantagens

A hospedagem cloud, ou cloud server, utiliza um armazenamento em nuvem para os dados do seu site. Assim, as informações são divididas entre várias máquinas, o que possibilita que, por exemplo, uma das máquinas assuma o trabalho se a outra estiver sobrecarregada. Por causa disso, essa forma de hospedagem acaba sendo mais segura do que o VPS, pois consegue lidar melhor com picos de acesso, além disso, é mais flexível, ou escalável, possibilitando um upgrade imediato caso haja necessidade, para manter o site sempre no ar.

 

Veja também: 

 

Hospedagem VPS: mais simples, porém menos flexível.

A sigla VPS é derivada de Virtual Private Server, em inglês (ou Servidor Virtual Privado, em português.) A hospedagem em VPS atua como um servidor virtual que possui seu próprio sistema operacional dedicado, ou seja, o cliente possui acesso superusuário permitindo a instalação de qualquer software que seja compatível com o sistema operacional. Além disso, mantém seus arquivos separados, evitando assim a troca de dados de clientes que estejam hospedados no mesmo servidor, como memória RAM e processador para armazenamento de dados.

Qual a melhor, hospedagem cloud ou hospedagem VPS?

Como podemos ver, não é fácil escolher um servidor para hospedar site, principalmente no contexto atual de grande dependência da tecnologia. Uma das maiores demandas, quando se migra um negócio para a internet, é a estabilidade, ou seja, a capacidade de um servidor de se manter operando mesmo em condições adversas, como um pico de acessos. Sendo este o cenário, a hospedagem cloud é uma boa opção, sendo capaz de garantir essa estabilidade ao cliente e a segurança com acontecimentos adversos. 

Existem outros serviços para hospedagem de site? 

Existem também, serviços como a hospedagem híbrida, que realiza uma combinação de servidores dedicados e servidores em nuvem e pode ser uma excelente opção. O mais importante é: antes de optar pela hospedagem cloud ou pela hospedagem VPS, consultar um profissional da área ou uma empresa especializada, que irá apresentar a melhor opção de acordo com a demanda do cliente.

Solicite seu orçamento com o Armazém Data Center sem compromisso!

Até a próxima!

 

Redes sociais