Blog

Mantenha-se atualizado
O Armazém Data Center fez parte do It Cyber Segurity!
28/11/2019 Tecnologia

O Armazém Data Center fez parte do It Cyber Segurity!

Aconteceu em setembro de 2019, em Blumenau, o evento “It Cyber Security”, no qual o Armazém Data Center foi um dos patrocinadores. Especialistas falaram sobre segurança cibernética e a importância de se manter um sistema que impeça ataques digitais às empresas. As informações que chegam do mundo todo, sobre a segurança cibernética são cada vez mais alarmante. Uma pesquisa realizada no último ano pela Global Identy and Fraud Report identificou que cerca de 55% dos negócios já perceberam aumento de perdas com fraudes online. Foi daí a ideia de se realizar um encontro como esse, para falar sobre a segurança de dados digitais para empresas.

No local,  foram reunidos cerca de 200 profissionais e especialistas para debater sobre o assunto, como o perito criminal da Polícia Federal, Ivo Peixinho e o especialista em segurança de redes e Ciência Forense, Marcelo Lau. Os profissionais falaram sobre a ampla gama de crimes que ocorre no ambiente digital como as fraudes contra o sistema bancário, as invasões a computadores, telefones móveis, vazamento de dados, negação de serviços e a mineração clandestina de criptomoedas ou cryptojacking.     

O perito criminal Ivo Peixinho explicou durante sua palestra no It Cyber Security como a Polícia Federal atua na resolução de crimes organizados voltados ao ambiente online e citou exemplos de casos que chamaram a atenção de todos nos últimos anos: “Atualmente, muitos crimes acabam migrando para o meio online, por esse motivo, é importante capacitar os profissionais da polícia para os crimes cibernéticos. Hoje, todos os policiais recebem um curso de conhecimento básico, sobre o ambiente digital.”, disse o perito.

 

As fraudes bancárias também foram assunto do It Cyber Security

Com a popularização cada vez maior da internet no Brasil e a promessa de anonimato na web, um número cada vez maior de crimes virtuais passou a acontecer. O prejuízo do setor bancário com as fraudes chamou atenção da polícia, só em 2018 o rombo foi de cerca de 3 bilhões de reais. Ainda que o sistema bancário brasileiro seja um dos mais seguros do mundo, o ambiente continua sendo muito hostil. Segundo Ivo Peixinho, os principais crimes de alta tecnologia, estão nessa área: “As fraudes bancárias vão desde as mais simples, até as mais avançadas como pedir posição do cartão, controlar o computador remotamente, fazer comandos no lugar do usuário, pedir senhas bancárias sem necessidade e entre outras coisas”, comentou o investigador.

Marcelo Lau explicou no evento que muitas vezes as empresas e as pessoas facilitam muito as atividades ilícitas dos criminosos online. "As pessoas e empresas utilizam senhas de acesso muito fáceis em seus aparelhos. Além disso, acabam não prestando atenção em situações estranhas que acontecem quando estão navegando na internet", comentou o especialista. É importante ficar atento para os aplicativos, e-mails ou sites que solicitam dados estranhos para baixar a ferramenta em seu aparelho. Se houver qualquer dúvida não baixe” foi o que comentou o especialista.

 

A Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida também como LGPD, vai estabelecer regras sobre a coleta e o tratamento de informações de pessoas por empresas e órgãos públicos. " Não é necessário esperar a Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor para poder multar as empresas.

  O vazamento de dados é mais comum do que muitos imaginam, nos últimos tempos vários casos aconteceram. Ainda é possível destacar os casos de roubo de informações por meio de inteligência artificial, visto que um simples vídeo e áudio de WhatsApp podem causar problemas".

 

Como o Armazém Data Center pode te ajudar?

O Armazém Data Center oferece Soluções de Armazenamento e Segurança de Dados, seja para para pequenas, médias ou grandes empresas.

O Armazém Data Center está dia após dia dedicando a segurança das informações através de alta tecnologia e monitoramento 24h. Pensando nisso, o Armazém foi um dos patrocinadores do It Cyber Security que teve por objetivo debater este tão importante assunto.

Ainda com dúvidas de como o Armazém pode te ajudar? Acesse e solicite um orçamento aqui.

Redes sociais