Blog

Mantenha-se atualizado
Saiba o que é Big Data e como pode ajudar pequenas e grandes empresas
29/10/2019 Tecnologia

Saiba o que é Big Data e como pode ajudar pequenas e grandes empresas

Mas afinal, o que é Big Data? Este é um termo utilizado muito recente no cotidiano das grandes, médias e pequenas empresas. Mas de uma importância fundamental. A tecnologia revolucionou a forma como as instituições, empresariais ou governamentais, lidam com a quantidade de dados gerados em toda sua cadeia estrutural. Esses dados podem conter informações valiosíssimas para quem sabe como acessá-los e interpretá-los. O grande problema é que é praticamente impossível para um ser-humano comum analisar tanto conteúdo disponível diariamente. Por isso, surgiu o Big Data, que é um conjunto de ferramentas tecnológicas que auxiliam no mapeamento e na decodificação dessas informações.

 Neste texto, você vai conhecer e entender um pouco mais sobre o Big Data e seus 5 V´s, além disso, quais são as vantagens de ter um sistema de análise de dados em sua empresa.

Continue a leitura!

Big Data e seus 5 Vs

Analisar os dados disponíveis sobre a empresa e seus produtos, assim como de seu mercado, é uma realidade em muitas corporações, pois trata-se de utilizar a inteligência onde antes era usada a intuição. Isso permite desenvolver estratégias apropriadas para cada público de negócio, como os B2B, B2C ou Branded, por exemplo, assim, produtos e serviços se tornam mais lucrativos, mas como a quantidade de informação diária é enorme, tornou-se necessário que a tecnologia de dados entrasse em ação, é aí que respondemos o que é Big Data. Trata-se de uma tecnologia que permite processar informações com alto desempenho, eficácia, padronização e sistematização. A coleta, o processamento e a visualização de dados são feitas por meio de ferramentas digitais. Mas para compreender melhor o que é o Big Data, é preciso que se explique o que são os 5 Vs:

O volume

Com o avanço da tecnologia, com smartphones, tablets, equipamentos conectados na internet, entre outros, o volume de dados produzidos é imenso. Estima-se que em pouco tempo chegaremos ao espantoso número de 44 trilhões de gigabytes. Por isso, uma boa ferramenta de Big Data deve ser capaz de lidar com um fluxo exponencial de informações sem perder desempenho.

A variedade

Como os dados produzidos diariamente não partem de uma única fonte. Já que há diversas redes sociais – cada uma com sua peculiaridade – e muitos tipos de dispositivos capazes de gerar informações, esses dados chegam cada um com uma característica própria. Por isso, o Big Data deve ser capaz de ler e interpretar os diferentes tipos de dados que são gerados.

A velocidade

A produção de informação cresce exponencialmente a cada dia. Esse é o motivo que a ferramenta de Big Data deve ter um alto desempenho de análise que a permita reconhecer padrões rapidamente.

A veracidade

As soluções de Big Data devem reconhecer a veracidade das fontes e serem capazes de filtrar os dados pertinentes ao negócio, se não poderá cair em armadilhas com dados não confiáveis. Por isso, a segurança de dados de sua empresa vem em primeiro lugar!

O valor

O Big Data deve ser capaz de gerar valor à empresa. Isso pode ser feito de muitas formas, desde descobrir tendências e padrões que possam resultar em mais clientes, até de informar quais processos podem ser otimizados criando maior eficiência na gestão da empresa.

Mas quais as vantagens de se ter um sistema de Big Data em minha empresa?

São muitas as vantagens de se ter um sistema de análise de dados. Vamos citar algumas delas:

1º Criação de valor

Os investimentos e os processos internos orientados a partir de uma inteligência de dados e informações, podem ser direcionados para agregar real valor ao negócio e aos serviços. Assim, o ROI será impactado, pois com o cruzamento de dados é possível ter uma maior precisão na hora de definir verbas para o investimento, alocando dinheiro onde se obterá melhores resultados. Como exemplo, podemos citar o marketing digital: é possível saber com detalhes quem são e de onde vem os usuários; e por quais páginas eles navegam antes de fazer a compra do produto ou serviço, o que facilita na hora de escolher como, onde e em que investir. Além disso, é possível ter insights de novos mercados, já que os dados revelam tendências do que o consumidor vai querer adquirir no futuro, o que torna a empresa muito mais competitiva e com maior potencial de geração de renda.

2º Redução de custos

É possível utilizar o Big Data para identificar ruídos e áreas de baixa produtividade. Com isso pode-se implementar melhorias para se criar processos com custos e desperdícios menores. 

3º Auxílio na obtenção de melhores resultados em marketing e vendas

Através da análise das métricas obtidas pelo Big Data é possível encontrar tendências e saber qual campanha funciona para cada tipo de consumidor. Isso possibilita um marketing muito mais focado e com resultados melhores.

4º A otimização dos riscos corporativos 

Com o Big Data, os gestores conseguem prever cenários com maior eficiência, identificando os riscos de cada passo dado pela empresa. 

Para o seu Big Data conseguir gerar todas as informações rapidamente e precisas, a sua infraestrutura precisa estar 100% operacional, e nós somos a empresa de Datacenter que possui as melhores soluções de armazenamento e processamento, como:

 

Se interessou por algum de nossos serviços? Então solicite seu orçamento em nosso site e implemente um serviço Datacenter confiança na sua empresa!

Redes sociais