O que é inteligência artificial - O futuro já está no presente
19/03/2020 Tecnologia

O que é inteligência artificial - O futuro já está no presente

O avanço tecnológico que está em processo atualmente vem trazendo surpresas e avançando de forma vertiginosa nas últimas décadas. Coisas que seriam impensáveis vinte anos atrás, como assistentes virtuais e carros autônomos – comumente representadas em filmes e desenhos futuristas, como os Jetsons – estavam a uma distância não mensurável tecnologicamente falando. Com o avanço do século XXI fomos apresentados à Inteligência Artificial, atual tecnologia que vem sendo desenvolvida desde meados dos anos 90.

A IA já foi recebida com ceticismo e, inclusive, um pouco de receio por parte da população, principalmente devido aos filmes de ficção científica veiculados nos últimos anos. A apresentação da IA como robôs que conquistam a humanidade ou máquinas que se sobrepõem ao ser humano não poderia estar mais distante da realidade. A seguir iremos entender um pouco melhor o que é a inteligência artificial, de onde veio e onde é possível aplicá-la.

A história da Inteligência Artificial

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial? A denominação remonta à metade dos anos 1950, quando as pesquisas tinham foco em solucionar problemas, regularizar processos e as informações disponíveis. Entre 1950 e 1970 o foco era em redes neurais, tentando simular as redes biológicas encontradas nos cérebros dos seres humanos. Os 40 anos subsequentes tiveram suas energias voltadas à machine learning, o que significa ensinar parâmetros e programações para as máquinas, e hoje em dia o termo da vez é o deep learning, o qual pode ser caracterizado como uma subdivisão, ou evolução, do anterior, dado que o processo de evolução tecnológica vem do mesmo lugar, porém com o segundo tratando de a máquina “ensinar a si mesma”.

O que é a Inteligência Artificial

A IA consiste em uma área da ciência da computação que tem como objetivo imitar o processo de pensamento dos seres humanos, pensando e performando atividades como qualquer pessoa. A tecnologia tem a capacidade de interpretar milhões de dados e encontrar tendências e padrões estatísticos de forma muito mais rápida que seres humanos, utilizando da técnica “tentativa e erro” para aprender e errar cada vez menos.

A inteligência artificial já é utilizada nos mais diversos âmbitos de nossas vidas, mesmo que não percebamos. Diagnósticos já são feitos utilizando como base a IA, olhando para padrões de imagens em raio-x, a internet das coisas já funciona de modo que matéria prima é pedida automaticamente em indústrias, jogadores de futebol são analisados momento a momento em partidas parAplicações da IAa que as informações sejam compiladas e apresentadas em uma forma palpável, inclusive ao falar com a assistente virtual de seu telefone, se está utilizando inteligência artificial.

Serviços que pensamos serem comuns também são recheados de tecnologias com IA. A utilização de robôs como forma humanoide da inteligência artificial ainda ficará no imaginário popular por algum tempo, no entanto, os robôs estão presentes em quase todos os âmbitos onde há tecnologia é o futuro, seja em sua casa ou no seu trabalho. Qualquer empresa que queira manter-se em atualizado deve adequar-se aos novos tempos. 

No Armazém Data Center você encontra serviços com alta tecnologia e segurança para seus dados. Serviços de colocation, backup ou soluções para e-mails corporativos. Seja qual for sua necessidade, temos a solução. 

 Solicite já seu orçamento ou entre em contato com a Armazém Datacenter para levar seu negócio ao patamar que o futuro requer!

Redes sociais