Tendências da tecnologia em 2020: os 10 principais destaques
23/03/2020 Tecnologia

Tendências da tecnologia em 2020: os 10 principais destaques

A grande maioria dos especialistas em tecnologia definem o ano de 2020 como o ano do grande salto  das tendências da tecnologia. Essa denominação não vem baseada em um simples palpite, mas pelo aumento no ritmo do desenvolvimento e avanço tecnológico registrado nos últimos anos. Se 2019 já foi um ano de dar esperanças, a expectativa é de que 2020 seja ainda mais.

É muito importante acompanhar o processo de atualização tecnológica para não se tornar obsoleto, e para isso, é essencial saber as principais tendências tecnológicas. A seguir iremos saber um pouco mais sobre os 10 principais destaques que o ano promete trazer.

Tendências da tecnologia

Ano a ano os modelos de celulares mudam, o computador mais rápido já não é mais o mesmo e cada vez mais estamos conectados um com os outros. Mas não para por aí, há mudanças mais profundas que muitas vezes nem nos damos conta.

A tecnologia na educação 

Com a integração tecnológica desde o ensino básico até o superior, é possível utilizar plataformas de ensino que realizam a correção de trabalhos, usam softwares com explicações dos conteúdos e facilitam o ensino a distância. Muitos apostam que a utilização de tablets nas escolas aumentará vertiginosamente.

Assistentes virtuais

Com o trabalho de integração entre as assistentes virtuais de diversas empresas como Google, Microsoft e Amazon, as assistentes serão cada vez mais utilizadas, principalmente com comandos de voz. Estima-se que até 2022 mais interações serão feitas diariamente entre robôs e humanos do que entre humanos.

Serviços de armazenamentos de dados em nuvem 

A utilização dos serviços de armazenamento aumentará cada vez mais, tirando a necessidade de cada empresa possuir grandes servidores dedicados a isso, no entanto a tendência é que sejam serviços descentralizados. Empresas como a Armazém Data Center possuem toda a estrutura para realizar a transição para a nova era digita.

Objetos autônomos 

Será cada vez mais comum ver carros dirigindo sozinhos, drones voando sobre as cidades, seja filmando ou entregando uma pizza do seu restaurante favorito.

Aplicação tecnológica na agricultura 

A utilização de drones e de computadores inteligentes na agricultura já ajuda milhares de pessoas e empresas, porém, a tendência é um crescimento exponencial para o ano de 2020. Drones que mapeiam as terras, necessidade de colheita, plantio, irrigação e tratores com computadores inteligentes que identificam que tipos de nutrientes o solo necessita em cada pedaço de terra são cada vez mais frequentes.

Segurança cibernética 

Com a conexão de casa, mais utensílios a rede mundial de computadores são necessários mais esforços de proteção online. Há relatos de hackers invadindo carros, geladeiras e até mesmo aparelhos de marca-passo, portanto melhorias na segurança online são necessárias e acontecerão durante esse ano para evitar invasões aos objetos conectados à rede global de computadores.

Maior controle sobre o meio ambiente

A utilização da ampla rede de aparelhos conectados para o bem do meio-ambiente pode ser considerada uma das formas mais nobres de uso da tecnologia. Todos os dispositivos serão utilizados de forma a realizar mapeamentos e previsões de desastres naturais e condições climáticas.

Blockchain 

O uso será cada vez mais difundido para realizar transações online, fechar contratos e diversas outras atividades anteriormente feitas fisicamente pelo temor da internet. Pela segurança garantida pelo Blockchain (bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado) finalmente será possível realizar tais transações sem medo.

Realidade virtual 

O uso de óculos de realidade virtual está em pleno crescimento, portanto é fácil compreender que o ano de 2020 será essencial para a popularização da RV, realidade aumentada e realidade mista, sendo possível ver filmes de maneira imersa, ensinar em escolas e até mesmo tratar dores.

Personalização de produtos

Ao contrário do movimento de padronização da década passada, agora as pessoas querem cada vez mais coisas personalizadas e exclusivas. Já existem empresas que enviam para os clientes um macacão de elastano que tira as medidas exatas da pessoa e com o uso da inteligência artificial, descobre quais os melhores cortes de roupa e envia roupas personalizadas em até 10 dias.

É importante ficar atento às tendências da tecnologia que estão sendo modificadas ou aprofundadas em 2020. O ano de 2020 promete ser um grande ano para os avanços tecnológicos e aplicações na vida e no cotidiano das pessoas.

Aumente a efetividade e a segurança de dados da sua empresa, contate já a Armazém Data Center para as melhores soluções de Data Center do Brasil.

Redes sociais